Iluminação pública sustentável: como tornar as cidades mais verdes

08.03.24

Iluminação pública sustentável: como tornar as cidades mais verdes

Modernizar a iluminação pública é abrir caminhos para a sustentabilidade, o que auxilia a combater a poluição das cidades

As autoridades das cidades devem se preocupar em oferecer à população uma iluminação pública sustentável. Isso porque, para se ter uma ideia, a iluminação pública chega a responder por 25% das emissões de dióxido de carbono no mundo, o gás responsável pelo efeito estufa. Por isso, aqui no blog da QLuz, falamos tanto sobre a importância da eficiência energética na iluminação, que auxilia de forma grandiosa no combate à poluição do meio ambiente e aos danos causados por elementos tóxicos.

A indústria da energia elétrica é uma das principais responsáveis pela emissão do dióxido de carbono no mundo. Por isso, no setor de iluminação pública, precisamos cada vez mais avançar na tecnologia e escolher ferramentas e equipamentos que minimizem ao máximo a emissão de gases poluentes na atmosfera. Uma iluminação pública sustentável garante menos poluição e um futuro mais limpo para todos os cidadãos. Afinal, a energia elétrica revolucionou o mundo, contribuindo de forma significativa para diversos setores importantes, como a ciência, a indústria, o transporte, etc. E com a modernização da iluminação pública, conseguimos sim trazer mais sustentabilidade para nossas cidades.

Luminárias LED e eficiência energética

O que chamamos de modernização se trata substancialmente da troca de lâmpadas convencionais por de LED. Ela é mais econômica porque sua eficiência luminosa é maior do que as das outras lâmpadas. Isso quer dizer que gasta menos energia para gerar a mesma iluminação.

Ao explicar o diferencial do LED, acabamos de definir o conceito de eficiência energética, que proporciona uma iluminação pública sustentável. Nada mais é do que a capacidade de gerar maior ou a mesma quantidade de energia com o menor consumo de recursos naturais. E a economia de energia com o LED é surpreendente. Pode superar 60% em relação às lâmpadas tradicionais. Isso mesmo! Mas o que as luminárias de LEDs têm de especial para serem mais econômicas? Vamos ver!

Como o LED contribui para uma iluminação pública sustentável

As luminárias em LED começaram a chegar no mercado há cerca de 20 anos e era uma tecnologia muito cara. Com o tempo, foram se popularizando. O preço caiu, mas ainda tem valor superior às outras luminárias. Mas seus benefícios ao meio ambiente e a economia gerada por sua eficiência compensam e muito. A modernização da iluminação pública primeiro ganhou as ruas de grandes cidades do mundo, como Los Angeles e Londres na década passada. Agora o LED vem garantindo uma iluminação pública sustentável no Brasil.

A QLuz firmou o compromisso de substituir todas as lâmpadas antigas, poluentes e ultrapassadas, por tecnologia LED na cidade de Palhoça (SC) desde que assumiu a responsabilidade pela iluminação pública do município em 2020. Agora, o parque conta com tecnologia LED em absolutamente todas as lâmpadas da cidade.

As lâmpadas tradicionais são altamente tóxicas, por possuírem metais pesados, danosos ao meio ambiente e ao ser humano. Já as luminárias em LED são consideradas tecnologia limpa.O LED não gera nenhum risco à saúde, já que não possui mercúrio em sua composição. Além disso, 98% de seus componentes podem ser reaproveitados. Um grande avanço para proporcionar uma iluminação pública sustentável.

Palhoça é referência em iluminação pública sustentável 

O município de Palhoça investe firmemente na modernização da iluminação pública e sustentabilidade, desde quando iniciou a Parceria Público-Privada com a QLuz. Uma das determinações do contrato foi a substituição de todas as luminárias tradicionais para tecnologia LED. Atualmente, Palhoça conta com uma iluminação pública 100% em LED e com telegestão

O sistema de telegestão instalado em Palhoça pelo consórcio QLuz é outro meio de garantir iluminação pública sustentável. Ele possui funcionalidades como ligar e desligar um ponto de iluminação remotamente, permitindo o controle automático da iluminação de praças, parques e demais espaços públicos, medindo o consumo de energia elétrica e detectando problemas em tempo real. Essa tecnologia dinamiza a correção de falhas ao permitir o acionamento imediato das equipes de manutenção.

Com essas inovações tecnológicas, é possível diminuir a necessidade das rondas e vistorias periódicas realizadas pelas equipes de manutenção, o que gera uma economia de verba com a redução de profissionais nas ruas e maior eficiência energética, um dos pilares das cidades inteligentes e da iluminação pública sustentável.

Outro ponto importante é a regulagem da luz, o que proporciona cada vez menos poluição luminosa aos ambientes. Com o LED e com o sistema de telegestão, temos conhecimento quando um ponto de luz está apresentando falhas luminosas. E com o luxímetro, medimos a intensidade das lâmpadas para que elas não interfiram de forma negativa na vida das pessoas e do ecossistema daquele ambiente. 

Com essas iniciativas, e nos aprimorando cada vez mais ao longo dos anos com as novas tecnologias, garantimos à Palhoça uma iluminação pública sustentável, referência em todo o Brasil.

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio