Papel do LED em um projeto de iluminação sustentável

iluminação sustentável
17.01.23

Papel do LED em um projeto de iluminação sustentável

Por ser uma forma de iluminação muito menos agressiva ao meio ambiente o papel do LED em um projeto de iluminação sustentável é extremamente importante

Extremamente essencial para o desenvolvimento do país, o abastecimento de energia é uma das principais preocupações de organizações públicas e privadas. Sendo assim, a iluminação sustentável ganha espaço no debate socioeconômico à medida que a possibilidade de crise hídrica avança no Brasil, e poderá afetar negócios e a população.

Este é um conceito que envolve mudanças não só na geração de energia, mas também no consumo e no reaproveitamento da mesma. Principalmente na substituição de fontes finitas e prejudiciais ao meio ambiente, como os combustíveis fósseis, por fontes renováveis, como a solar, biogás e eólica.

Além disso, mesmo que ainda boa parte dos pontos de iluminação pública brasileira seja composta por lâmpadas poluentes, as Prefeituras têm investido em tecnologia e na modernização dos seus parques e na iluminação sustentável. Ainda mais que, o uso de LED permite aos municípios aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto.

Essas mudanças proporcionam o embelezamento da cidade e um maior conforto visual. Principalmente porque enquanto as lâmpadas antigas emitem luz amarelada com índice de 20% de reprodução das cores, as de LED entregam índice acima de 70% e luz branca. O que estimula a vida noturna, o esporte, o comércio e o turismo. 

Outra vantagem é a economia gerada pelo uso das lâmpadas em LED para iluminação sustentável. Elas consomem cerca de 60% a menos de energia e têm uma vida útil superior. Ou seja, podem durar mais que o dobro do tempo de uma lâmpada de sódio. Podendo chegar a mais de 11 anos de uso sem a necessidade de troca.  

As lâmpadas de LED também suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos. Dessa forma, os gastos com manutenção serão menores que no sistema antigo, o que também gera economia financeira ao município e torna a iluminação mais sustentável. 

Consciência socioambiental

Ambientalmente falando, as lâmpadas de LED não contêm metais pesados como as lâmpadas convencionais, o que também diminui a quantidade de lixo gerado. E, por serem mais eficientes, elas ajudam a reduzir o consumo de energia e a incidência de manutenção. 

Além disso, por ter vida útil longa, as lâmpadas de LED também consomem menos recursos naturais em sua fabricação. Ou seja, como o produto dura seis vezes mais que as fluorescentes, são retirados seis vezes menos recursos do meio ambiente para produzir a mesma quantidade de luz. Por isso, trocar as lâmpadas convencionais pelas de LED é uma forma de contribuir com a sustentabilidade. 

Mas as vantagens não param por aí. Outro benefício está no fato da lâmpada não emitir calor, o que ajuda até mesmo na diminuição do consumo de energia do ar condicionado para climatizar um ambiente. E também não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha. Dessa forma, não causam danos à saúde, já que esses raios são prejudiciais aos olhos e à pele.

Iluminação pública mais sustentável 

Investimento em sustentabilidade, economia, segurança e a construção de uma cidade inteligente foram os principais conceitos que nortearam o processo de modernização realizado em Palhoça. Tanto que hoje o município ostenta o título de primeira cidade do Brasil com iluminação pública 100% em LED e telegestão. 

Sob o comando da concessionária Qluz, o projeto tem apresentado uma economia média mensal de 63% aos cofres públicos. Além de oferecer ruas e praças mais seguras, contribuir com o meio ambiente e ser um dos principais requisitos para a cidade se transformar em uma smart city.

Seus mais de 27 mil pontos de iluminação contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Tecnologia que permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz, além de gerar ao município economia com eficiência energética, redução de estoques e custos de manutenção com equipes e serviços. 

A concessionária, responsável pela execução dos serviços no município desde maio de 2020, via Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura, foi criada pela Quantum Engenharia.

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio