Você já ouviu falar em cidades de 15 minutos?

Cidade de 15 minutos
20.12.22

Você já ouviu falar em cidades de 15 minutos?

O conceito traz a ideia de poder fazer as suas atividades diárias de maneira mais facilitada e sem grandes deslocamentos

Seria uma realidade ou uma utopia poder resolver a maioria das nossas necessidades diárias a pé ou de bicicleta, tudo a poucos minutos de distância? Essa é a proposta das cidades de 15 minutos. Conceito criado pelo urbanista Carlos Moreno, professor da Universidade de Sorbonne, em Paris, que apresenta um sistema de reorganização urbana. 

Especialista em cidades inteligentes, ele acredita que esse modelo seja capaz de redefinir a noção de bem-estar dos moradores. Sendo que as pessoas teriam acesso a tudo o que precisam de maneira facilitada e com mais autonomia. 

Dessa forma, a perda de tempo com os deslocamentos diários seria mínima, o que nos permitiria uma maior mobilidade de casa para o trabalho. Assim como para escola, parques e praças, restaurantes, supermercado, hospitais, entre outros. 

Facilidade que ajudaria também na sensação de falta tempo, reflexo direto de uma sociedade que vem conduzindo a vida de forma cada vez mais acelerada. De acordo com especialistas, estamos vivendo um momento em que tudo sugere velocidade e urgência. 

Por mais que a agenda esteja organizada, a quantidade de compromissos nos impossibilita de fazer coisas prazerosas como ler um livro ou passear com o pet no parque. A rotina caótica mal nos permite dormir a quantidade de horas de sono ideais para recarregar as baterias. 

Cidades do futuro

A ideia de Moreno vem ganhando o mundo e já seduziu muita gente. Em meados de 2020, ela foi um dos argumentos na campanha de reeleição da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que acabou reeleita. 

No mandato passado, ela já vinha investindo em uma cidade amigável ao uso das bicicletas e investindo na construção de ciclovias nas vias da capital francesa. Portanto, apostar em uma “cidade de 15 minutos” acaba sendo um caminho natural a partir dessa evolução.

Hoje Paris é a cidade que está liderando essa estratégia urbana, sendo que a ideia ganhou força durante a pandemia. Surgindo como uma alternativa à forma que a população estava habituada a ocupar a cidade. Além disso, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de comunidades autossuficientes em cada distrito de Paris.

Principais características

Proximidade: tudo deve estar próximo;

Diversidade: os usos do solo devem ser mistos para fornecer uma ampla variedade de amenidades urbanas nas proximidades;

Densidade: deve haver pessoas suficientes para apoiar uma diversidade de empresas em uma área de terra compacta;

Ubiquidade: esses bairros devem ser tão comuns que estejam disponíveis e acessíveis para qualquer pessoa que queira morar neles.

A iluminação pública em uma cidade do futuro

Assim como as smart cities, o conceito de “cidades de 15 minutos” traz uma preocupação com a qualidade dos serviços essenciais já disponíveis. Principalmente com aqueles que ainda não operam da maneira como devem ser. E isso envolve desde questões como o transporte público até a iluminação, que desempenham papel importante no dia a dia das cidades.

Uma iluminação pública que seja realmente eficiente à noite, por exemplo, é medida básica e necessária para permitir um deslocamento noturno com mais qualidade e segurança a todos. Afinal, se o propósito é fazer com que os moradores circulem a pé e de bicicleta, o acesso à cidade deve ser facilitado e protegido em qualquer hora do dia.

Além disso, uma iluminação pública de qualidade também costuma estar diretamente associada a outras questões importantes para uma cidade. É o caso, por exemplo, do embelezamento e da valorização urbana e da prevenção da criminalidade. Como o que já ocorre em Palhoça, Santa Catarina, que conta com 100% do seu parque em LED e com telegestão, em projeto executado pela  QLuz. 

Seus mais de 27 mil pontos de iluminação contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Tecnologia que permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz, além de gerar ao município economia com eficiência energética, redução de estoques e custos de manutenção com equipes e serviços. 

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio