Eficiência energética na iluminação pública une tecnologia e sustentabilidade

Eficiência Energética
04.08.23

Eficiência energética na iluminação pública une tecnologia e sustentabilidade

Muito falamos sobre a eficiência energética e como ela é importante para o nosso planeta. Mas você sabe o que ela significa na prática?

Eficiência energética, resumidamente, é desenvolver maneiras de produzir mais gastando menos recursos, gerando menos desperdício e causando menos danos ao meio ambiente através da modernização dos equipamentos e serviços utilizados. 

Investir na melhoria da eficiência energética na iluminação pública dos municípios pode gerar uma economia de energia de até 70% aos cofres públicos. Além disso, também promove qualidade de vida aos cidadãos, uma vez que os recursos tecnológicos utilizados são mais modernos e eficientes, e ainda promove a sustentabilidade por usufruir dos recursos naturais de forma consciente. 

Formas de gerar eficiência energética na iluminação pública

A QLuz, concessionária criada pela Quantum Engenharia, tem a missão de gerar eficiência energética nos projetos de iluminação pública, porque compreende a importância de pensarmos no futuro e usufruirmos das novas tecnologias para melhorar a vida das pessoas em todos os aspectos.  

Conheça alguns caminhos que a QLuz segue para gerar eficiência energética na iluminação pública: 

Lâmpadas LED

Um dos caminhos que seguimos com o projeto de iluminação pública de Palhoça (SC) foi modernizar a cidade utilizando lâmpadas LED em mais de 25 mil pontos do município. 

LED são dispositivos que emitem luz por passagem de corrente elétrica, sendo uma das características que os diferem dos modelos de lâmpadas de vapor metálico. Dessa forma, esse tipo de iluminação aumenta a eficiência energética, porque produz mais luz por watt consumido, levando a uma grande economia de energia – até 70% mais econômica do que as lâmpadas tradicionais!

Além disso, o LED tem uma vida útil muito mais longa, possui uma ótima reprodução de cores, oferece gastos reduzidos com manutenção e, ainda, não poluem o meio ambiente por não terem em sua composição elementos tóxicos.

Só para termos uma ideia, lâmpadas de vapor metálico utilizadas na iluminação pública geram 25% das emissões de dióxido de carbono no planeta. Apesar de não serem mais importadas no Brasil, grande parte dos municípios ainda não conseguiu substituir a iluminação pública por lâmpadas LED, enquanto Palhoça, com a QLuz, possui o mérito de ser a primeira cidade brasileira a implantar iluminação pública 100% em LED e com telegestão. Hoje são mais de 27 mil pontos em LED, que contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. 

Telegestão

O sistema LED veio para revolucionar a iluminação pública, pois trouxe inúmeros benefícios. Além de mais econômico e sustentável, ainda é possível aliar tecnologia a essas lâmpadas.

A iluminação pública no município de Palhoça possui um Centro de Controle Operacional (CCO) com sistema de Inteligência Artificial que trabalha no telemonitoramento da iluminação. Através da IoT (Internet das Coisas), essa inteligência detecta quando uma lâmpada apresenta comportamento irregular e comunica isso à QLuz. Esse sistema também recebe chamados dos cidadãos que solicitarem manutenção na iluminação. 

Dessa forma, conseguimos gerar eficiência energética poupando gastos públicos e resolvendo falhas através de um centro operacional de telegestão que oferece agilidade e segurança para os cidadãos. Isso coloca Palhoça no rol das cidades inteligentes.

Como você, cidadão, pode promover a eficiência energética

Agora que explicamos como a QLuz trabalha para promover eficiência energética para Palhoça, é importante ressaltarmos que nós como cidadãos também devemos ter hábitos conscientes de consumo de energia dentro de nossas casas. Confira alguns deles:

  1. Opte por utilizar lâmpadas LED dentro de sua casa também. Além de serem menos poluentes, também podem gerar uma economia de até 70% na conta de luz!
  2. Mantenha luzes e aparelhos eletrônicos desligados quando não estiverem sendo utilizados.
  3. Chuveiros elétricos podem representar até 35% na conta de energia. Por isso, a tarefa de casa é não demorar muito no banho para poupar gastos desnecessários.
  4. Além do chuveiro, ar-condicionado, ferros elétricos e máquinas de lavar roupa também são “vilões” das contas de luz. Utilize-os com moderação.

Eficiência energética é sinônimo de qualidade e sustentabilidade. Quando promovemos, estamos cuidando de nossa própria vida e preservando o planeta onde vivemos.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você!

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio