Aniversário de Palhoça: cidade alcança marco na iluminação pública

Aniversário de Palhoça: cidade alcança marco na iluminação pública
22.04.22

Aniversário de Palhoça: cidade alcança marco na iluminação pública

Município completa 128 anos no domingo (24) e avança no monitoramento remoto que permite detectar e resolver falhas de maneira ágil e eficaz

A telegestão na iluminação pública é o primeiro passo para colocar um município no patamar de cidade inteligente. Em Santa Catarina, Palhoça, que completa 128 anos no domingo (24 de abril), avança neste sentido graças à Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura e a QLuz, concessionária responsável pela execução dos serviços na localidade desde maio de 2020.

Palhoça é a primeira cidade do Brasil com 100% de telegestão implantada nas luminárias LED. Os mais de 27 mil pontos de iluminação pública contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Com isso, detectar e resolver falhas torna-se muito mais ágil e eficaz. A eficiência energética do sistema é um dos benefícios, pois é possível programar o acionamento e o desligamento de luminárias, além de regular a intensidade de luz.

Olhando para a telegestão na iluminação pública no futuro, a rede em malha de cada poste permite conectar todo o espaço urbano e assim levar soluções de IoT a outros serviços públicos. Entre eles transporte coletivo, distribuição de energia, água e telefonia. Isso possibilita integrar e transmitir dados em tempo real a diversos órgãos públicos, a exemplo de bombeiros, hospitais, defesa civil e polícia.

Entre as principais aplicações que poderão ser implementadas na cidade estão as relacionadas às soluções de trânsito e mobilidade urbana, como sincronização de semáforos conforme fluxo de carros, indicação de vagas de estacionamento, captura de imagens do movimento de tráfego, além de eventuais acidentes.

Como funciona em Palhoça 

O Centro de Controle Operacional (CCO) em Palhoça possui um telão de 19,25m², composto por seis monitores de 55 polegadas cada. Pelo menos 15 colaboradores estão envolvidos no processo da telegestão para garantir o funcionamento adequado. Sendo que três atuam de maneira direta e os demais profissionais estão envolvidos de forma indireta. 

Outro ponto importante e que garante qualidade e agilidade na resolução dos problemas é a colaboração da população, que tem à disposição canais para comunicar situações que necessitem de correção. Problemas como lâmpadas apagadas à noite ou acesas de dia em via pública de Palhoça podem ser reportados pelo aplicativo Cidade Mais Iluminada ou através de aviso às equipes da QLuz via ligação gratuita para o telefone 0800-606-1535. 

Além disso, a telegestão encaminha diretamente as equipes ao local exato da falha. Isso gera economia de verba, com a redução de pessoal nas ruas, assim como de tempo, que implica diretamente em maior conforto e segurança para a população. A telegestão também detecta quedas de energias pontuais e por região e gera relatório de consumo de energia e manutenções, fundamental para a eficiência energética.

Entenda a telegestão na iluminação pública

A telegestão é uma tecnologia que possibilita a implantação da Internet das Coisas (IoT) na iluminação pública, ou seja, se trata de um sistema de monitoramento remoto capaz de fazer o controle dos parques em tempo real. Desse modo, permite detectar e resolver falhas antes mesmo dos munícipes perceberem e fazerem chamados às concessionárias. 

Mas agora você deve estar se perguntando, como isso funciona? Bem, o telemonitoramento exige uma série de hardwares e um software. Veja a seguir: 

  • Os LEDs do parque recebem equipamentos (padrão de fotocélulas ou relês fotoelétricos), que captam dados, como tensão, corrente, potência da lâmpada, fator de potência, entre outras informações;
  • Esses dados são enviados para o CCO (Centro de Controle Operacional), uma infraestrutura de peso que conta com data centers e telas gigantes de monitoramento, por meio de uma rede de comunicação sem fio própria, chamada mesh (rede de malhas);
  • No CCO, um software específico de telegestão interpreta os dados instantaneamente, identificando de forma automática a necessidade de intervenção nas luminárias, seja para manutenção corretiva ou preventiva;
  • Vale lembrar que essa estrutura também precisa oferecer uma central de atendimento à população e equipamentos de comunicação. 

Realizações da QLuz 

A conclusão do sistema de telegestão é mais um passo importante no processo de modernização em Palhoça. Desde que assumiu a gestão da iluminação pública no município, há quase dois anos, a QLuz já entregou uma série de melhorias previstas no contrato com a Prefeitura. Listamos as mais importantes: 

  • Modernização da rede: o processo de modernização do parque de iluminação pública de Palhoça começou logo depois da assinatura do contrato. De lá para cá, instalamos mais de 27 mil luminárias LED, seja na substituição de lâmpadas convencionais, seja na expansão do parque. Desde novembro de 2021 nos orgulhamos de poder afirmar que Palhoça é uma cidade com as vias iluminadas 100% com a tecnologia LED. O que garante economia de cerca de 60% nos gastos da prefeitura com iluminação pública.
  • Luzes na avenida das Torres: uma das principais vias iluminadas com tecnologia LED foi a avenida das Torres, a maior obra de mobilidade urbana de Palhoça, que beneficiou mais de 80 mil usuários. Uma medida fundamental para a segurança de trânsito desse trecho tão movimentado da cidade. Após estudos luminotécnicos, instalamos 19 postes metálicos, com luminárias LED de 117W. Nesse sentido, garantimos uma ótima nitidez noturna para pedestres, ciclistas e motoristas. 
  • Iluminação de destaque: foram catalogados os principais atrativos e pontos turísticos locais, a partir desse estudo a QLuz desenvolveu um plano para mostrar todo o brilho dos prédios históricos do município. Entre os pontos que receberam a iluminação especial estão a Igreja Matriz de Palhoça, a Capela Imaculada Conceição, a Igreja Passagem do Maciambu e o monumento do Pescador no Parque da Barra.

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio