Luxímetro: entenda o que é qual a sua importância na iluminação

Luxímetro
10.06.23

Luxímetro: entenda o que é qual a sua importância na iluminação

Saiba mais sobre essa importante ferramenta que promove harmonia na iluminação pública e conforto visual para a cidade

Apesar do nome pouco conhecido, o luxímetro está muito presente em nossas vidas!

O luxímetro é um aparelho responsável por medir a intensidade de luz. Nós o utilizamos como um sensor para medir de maneira rápida e prática a luz ambiente, facilitando os cálculos de intensidade luminosa para quem trabalha na área.

Como o luxímetro funciona

O aparelho mede o fluxo de iluminação recebido pela superfície em um determinado local, seja ele aberto ou fechado. 

O luxímetro é bastante semelhante ao amperímetro – aparelho responsável por medir a intensidade no fluxo de uma corrente elétrica -, a diferença é que ele é ligado a uma célula fotoelétrica, responsável por receber a luminosidade.

Quando a luz incide nessa célula, uma corrente positiva vai para o semicondutor e uma negativa vai para a parte metálica do aparelho, gerando uma diferença na corrente luminosa. 

Assim, ocorre a medição da luminosidade, que é mostrada na tela do aparelho, no caso dos luxímetros digitais. 

Luxímetro: A importância da medição de luminosidade na iluminação pública

Uma iluminação pública necessita de eficiência e qualidade para passar segurança para a população e também deixar o ambiente esteticamente belo.

Mas ela também deve ser projetada pensando no conforto visual das pessoas, pois luz em excesso pode acabar prejudicando a saúde ocular, ou o contrário: a falta de luminosidade também pode causar prejuízos para a visão. 

Além disso, estudos científicos comprovam que a luz possui efeito biológico não-visual nas pessoas, fazendo total diferença para a nossa saúde, bem-estar, estado de alerta, sono, entre outros fatores.

É aí que o luxímetro se faz uma importante ferramenta para uma cidade iluminada e confortável para os cidadãos.

Problemas que podem ser causados por uma iluminação mal planejada

É muito importante que a iluminação pública promova conforto visual para as pessoas, pois a falta de planejamento pode ocasionar poluição luminosa. Vejamos alguns deles:

• Luz intrusa: poluição luminosa que ocorre quando a iluminação de um espaço invade outros espaços. Um exemplo é a iluminação pública de uma determinada rua da cidade que invade quartos de casas, atrapalhando o sono dos moradores.

Ofuscamento: perturbação visual que ocorre quando a intensidade da luz é muito alta, gerando até mesmo uma cegueira momentânea. Isso acontece quando um carro vem em sua direção com os faróis altos acesos, por exemplo.

• Desordem luminosa: mal posicionamento das fontes de luz, que promove distração de pedestres e motoristas em relação aos obstáculos e pode gerar acidentes graves.

H2: A poluição luminosa também tem impacto no ecossistema 

A poluição luminosa pode causar diversos impactos para os seres vivos. Interferindo, por exemplo, nos ciclos migratórios, alimentares e reprodutivos de diversas espécies de animais e plantas.

Em alguns casos, o excesso de luz força a realização de fotossíntese, o que provoca o crescimento anormal de algumas plantas. Outro impacto é nas rotas migratórias de aves, que ficam desorientadas ao atravessarem áreas muito iluminadas. Dessa forma, isso pode fazer com que os animais se envolvam em acidentes como bater em prédios, no chão ou até mesmo em outros pássaros.

A importância de um bom planejamento na hora de construir a iluminação pública

A QLuz (@qluzpalhoca) possui expertise em planejamento de iluminação pública. Na cidade de Palhoça (SC), muitos foram os benefícios de uma iluminação bem planejada para toda a população. 

Além de levar segurança e conforto visual para os cidadãos, a QLuz ainda pensou em iluminação cênica, garantindo beleza e valorizando monumentos históricos que fazem parte da cultura da cidade.

Todo o planejamento está aliado à ferramenta que estamos falando até agora: o luxímetro. Sem esse medidor, seria difícil medir com eficiência a luminosidade dos ambientes e trazer harmonia para os espaços. 

Outro ponto importante que a QLuz sabe que faz toda a diferença é o investimento em luzes LED, que permitem aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em nossos projetos. 

Cuidados e expertise na cidade de Palhoça

A cidade de Palhoça, atualmente, graças ao gerenciamento da iluminação pública da QLuz, ostenta o título de primeira cidade do Brasil com iluminação pública 100% em LED e telegestão. Seus mais de 27 mil pontos de iluminação contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. 

Toda essa tecnologia permite detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz. Além disso, gera aos cofres públicos uma economia com eficiência energética, redução de estoques e custos de manutenção com equipes e serviços.

Se você quiser saber mais sobre o Concessionária QLuz, criado pela Quantum Engenharia (@quantumengenharia.sc), e como a modernização da cidade de Palhoça se dá através de um eficiente planejamento da iluminação pública, acesse nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio