A importância da saúde e segurança do trabalho na iluminação pública

A importância da saúde e segurança do trabalho na iluminação pública
17.05.22

A importância da saúde e segurança do trabalho na iluminação pública

Concessionária comprova a eficiência das medidas de prevenção através da marca alcançada

Você já deve ter ouvido falar em saúde e segurança do trabalho. Mas sabe para o que realmente serve? As Normas Regulamentadoras relativas a essa área são obrigatórias tanto para a iniciativa pública quanto para a privada. E atuam justamente para prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador.

Aliado a isso, no setor de iluminação, para minimizar os riscos associados ao uso da energia elétrica existe ainda a NR-10. Conjunto de normas que dispõem sobre a “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”. É ela, por exemplo, quem estabelece os requisitos e condições mínimas para trabalhos envolvendo eletricidade. 

Mas além disso, também projeta a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. Sendo que, tudo isso se aplica às fases de geração, transmissão e distribuição até o consumo. Incluindo, claro, as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção.

Por dentro da NR-10

Entre os direitos dos trabalhadores presentes na NR-10 está o da recusa. Ou seja, os funcionários poderão interromper suas tarefas sempre que constatarem algum tipo de risco grave ou iminente a sua segurança e saúde ou a de outras pessoas. Logo, o fato deverá ser comunicado imediatamente ao superior hierárquico, que tomará as medidas cabíveis. 

Além disso, os trabalhadores têm o direito de estarem informados sobre os riscos a que estão expostos. O contratante tem a obrigação legal de instruir a equipe quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.

Ainda citando alguns pontos da NR-10, vale lembrar que os procedimentos de trabalho devem conter, no mínimo, objetivo, campo de aplicação, base técnica, competências e responsabilidades. Além de disposições gerais, medidas de controle e orientações finais. Tudo isso para zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores. 

QLuz investe na segurança do trabalhador

Não é novidade para ninguém que é dever da empresa promover um programa de saúde e segurança do trabalho. No entanto, o comprometimento para que isso aconteça, deve ser de toda a equipe. Isto porque o melhor dispositivo de segurança ainda é um empregado bem treinado, atento e cuidadoso.

E um bom exemplo disso é a marca alcançada pela QLuz. Já são mais de dois anos sem acidente de trabalho. Ou seja, desde o primeiro dia em que passamos a gerenciar o parque de iluminação pública de Palhoça, em maio de 2020, não registramos nenhum problema em serviço ou afastamento. 

Esta marca é bastante celebrada, uma vez que o trabalho de iluminação de uma cidade exige atenção e cuidados redobrados para evitar todo o tipo de acidente. Quem trabalha com eletricidade em redes de distribuição se submete a riscos inerentes à atividade que realiza, como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau. 

Por isso, o uso de EPIs e outras ferramentas de proteção é tão necessário. Uma vez que reduz qualquer tipo de ameaça para o trabalhador, evitando, assim, consequências graves caso este sofra algum tipo de acidente em seu posto de trabalho. 

Na QLuz, um dos nossos pilares é a segurança dos colaboradores. Por isso, a rotina interna de segurança do trabalho da empresa inclui procedimentos como o DDSMS (Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde). Nesses momentos, são reforçadas a importância da utilização correta de equipamentos de segurança (EPIs) e a aplicação de procedimentos e melhores práticas de trabalho.

Benefícios do programa 

Em primeiro lugar está a proteção à vida, mas existem outros benefícios em se manter um bom programa de segurança do trabalho. Sendo que, um dos principais é a redução de custos com afastamentos causados por doenças ocupacionais e acidentes. Estes exigem, por exemplo, contratação de mão de obra temporária e podem resultar em indenizações.

Mas, além disso, cabe ressaltar a sensação de valorização dos colaboradores, o que impacta positivamente na relação com a empresa. Em outras palavras, é o tipo de ação que incentiva o trabalhador a “vestir a camisa” da organização. E isso, lá na ponta, impacta diretamente na qualidade do serviço prestado. Assim sendo, a segurança do trabalho é uma área indispensável, que requer investimentos e atenção das companhias.

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio