Qualidade de vida em Palhoça: como a iluminação pública promove o bem-estar dos moradores

Qualidade de vida em Palhoça
22.09.23

Qualidade de vida em Palhoça: como a iluminação pública promove o bem-estar dos moradores

Uma iluminação pública de qualidade oferece segurança, conforto visual e qualidade de vida para quem vive e visita o município

A QLuz, desde 2020, preza pela qualidade de vida em Palhoça através de uma iluminação pública de qualidade. Desde que assumiu a responsabilidade de garantir a iluminação do município, a concessionária compreendeu que iluminar espaços é essencial para levar desenvolvimento humano, segurança e bem-estar para moradores e turistas. Afinal, quando há luzes funcionando de forma eficiente, é possível valorizar ambientes, diminuir os índices de criminalidade e acidentes de trânsito e garantir maior interação social nos locais.

Tudo isso traz grandes benefícios para a cidade, fomentando até mesmo a economia local, uma vez que comércios podem ficar abertos até mais tarde devido à iluminação e cidadãos podem circular pelas ruas, praças e orlas com segurança e conforto.

A importância de uma boa gestão na iluminação pública

Não podemos falar de qualidade de vida em Palhoça sem mencionar uma gestão qualificada na iluminação pública. Como mencionamos anteriormente, uma cidade sem iluminação é propícia à criminalidade, acidentes de trânsito e menor desenvolvimento humano. Por isso, um bom projeto de iluminação pública e uma gestão qualificada garantem que a população usufrua da cidade de forma íntegra.

A QLuz revolucionou o município de Palhoça, modernizando toda a iluminação pública. Por isso, a cidade é a primeira do Brasil a ter uma iluminação pública 100% em LED e com telegestão. Através de uma Parceria Público-Privada com a prefeitura, a QLuz investiu em tecnologia de ponta e instalou lâmpadas LED em mais de 27 mil pontos no município, iluminando ruas, praças e orlas do litoral. Além disso, desenvolvemos um Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora em tempo real todos os pontos de luz, detectando falhas e relatando qualquer tipo de necessidade de manutenção no sistema. Dessa forma, há muito mais agilidade para detectar e resolver problemas na iluminação pública, garantindo mais qualidade de vida em Palhoça.

E os benefícios não param: os monumentos históricos da cidade também são contemplados e valorizados com uma iluminação que dá o destaque necessário e embeleza a cidade, chamada de iluminação cênica. Sendo assim, além da modernização, a iluminação pública e arquitetura da cidade passaram a ganhar uma nova identidade, como é o caso da Igreja Matriz, no Centro da cidade; Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito e no Monumento dos Pescadores, na Barra do Aririú. 

Como a iluminação gera qualidade de vida em Palhoça e bem-estar para a população

Você sabia que através da luz é possível transmitir diversos sentimentos e sensações? Dessa forma, o tom, a intensidade da luz ou até mesmo o tipo de lâmpada e modelo de luminária podem determinar a qualidade da experiência em um local.

Cidades bem iluminadas, que contam com um projeto de iluminação pública adequado ao ambiente, tendem a transmitir maior sensação de segurança, conforto e beleza para os cidadãos. Dessa forma, é possível gerar maior qualidade de vida em Palhoça: os ambientes ficam mais iluminados, os índices de criminalidade tendem a diminuir e a população pode usufruir dos locais por mais tempo.

A criminalidade em Palhoça, de fato, diminuiu desde 2020 com a implementação da iluminação pública com a QLuz, aumentando a segurança urbana. Estatísticas adquiridas pelo comando do 16º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, sediado em Palhoça, apontam uma redução da criminalidade na região em 2022. Crimes como morte violenta, latrocínio tentado, roubo e furto apresentaram números inferiores em relação a 2021 e também em relação a 2019, período pré-pandemia de Covid-19.

Outras vantagens dos investimentos em iluminação pública

Além de tudo isso, os investimentos na iluminação pública também são um passo em direção ao futuro, com as chamadas cidades inteligentes. Ou seja, a tecnologia LED é uma das ferramentas que atuam como porta de entrada para a construção das smart cities, um novo modelo de organização urbana, onde muitos dos serviços públicos estão interligados e conectados via internet. 

Entre as principais aplicações que podem integrar o sistema nas cidades estão as relacionadas às soluções de trânsito e mobilidade urbana. Como, por exemplo, a sincronização de semáforos conforme fluxo de carros e indicação de vagas de estacionamento. Além da captura de imagens do movimento de tráfego e de eventuais acidentes. Mas também já há projetos experimentais com sensoriamento de qualidade do ar, clima, poluição sonora e alertas por mensagens de celular sobre catástrofes e enchentes.

Sendo assim, a qualidade de vida em Palhoça só tende a aumentar no futuro. Atualmente, já contamos com um sistema moderno e inovador, e a tendência é que ele se desenvolva e se aprimore das novas tecnologias para revolucionar ainda mais a forma como vivemos em nossa cidade.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe! E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Será um prazer falar com você!

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio