Modernização do parque de iluminação pública gera economia de 62% nas contas de energia elétrica do sistema de iluminação pública

18.12.20

Modernização do parque de iluminação pública gera economia de 62% nas contas de energia elétrica do sistema de iluminação pública

Além da economia financeira, a adoção de lâmpadas LED melhora a percepção visual, oferecendo uma iluminação mais eficiente.

Contar com um sistema eficiente, que ofereça vantagens econômicas e ainda requeira pouca manutenção é o segredo para qualquer empreendimento de sucesso. Por isso, essa busca é uma constante entre todos os gestores, inclusive os públicos. Ou seja, não é diferente para os prefeitos, que precisam empregar os recursos públicos de forma inteligente e econômica, sempre buscando o melhor para seus cidadãos. E uma maneira de conseguir isso é através de uma boa gestão do parque de iluminação pública.

A Prefeitura Municipal de Palhoça (SC), na Grande Florianópolis, divulgou o vencedor da licitação para Parceria Público-Privada (PPP) em março de 2020, sendo escolhido o QLUZ, formado pela Quantum Engenharia, grupo empresarial catarinense especializado em iluminação pública, e a Exati Tecnologia, empresa paranaense especializada em desenvolvimento de software para iluminação pública.

Com essa PPP, Palhoça entrou para o grupo de municípios que adotam a modernização do seus sistemas de iluminação pública com uso de tecnologia com lâmpadas LED, que gera ganho em luminosidade e economia financeira. Isso acontece porque essa tecnologia oferece maior aproveitamento de energia elétrica diante de um menor consumo. O resultado é redução aproximada de 62% nos gastos na conta de luz do sistema de iluminação pública em comparação com a iluminação com as tradicionais e ultrapassadas lâmpadas de descarga.

Lâmpadas LED geram segurança e ainda protegem o meio ambiente

Além da economia financeira, a adoção de lâmpadas LED melhora a percepção visual, oferecendo uma iluminação mais eficiente. Isso acontece porque as tradicionais lâmpadas emitem luz amarelada, com índice de reprodução (IRC) das cores de 30%. Já as lâmpadas LED emitem luz branca, com índice de percepção das cores de 70%. Por isso, além de deixar o ambiente mais nítido à noite, embelezando a cidade, ainda ampliam a segurança local, uma vez que os crimes são inibidos pela maior facilidade de identificação das pessoas.

Outra vantagem é que as lâmpadas LED têm vida útil aproximada de 60 mil horas, podendo ser superior a 70 mil horas, o que significa cerca de 11 anos – considerando que não ocorram surtos de tensão na rede de distribuição de energia, por exemplo.

Ainda, é capaz de suportar melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos. Ou seja, a necessidade de manutenção é bem menor do que no sistema tradicional, o que também gera economia financeira ao município. A soma de todas essas características faz da lâmpada LED uma ótima opção para a iluminação das cidades.

Vantagens também para o meio ambiente

Outro aspecto importante é que as lâmpadas LED, tecnologia que o consórcio QLUZ está implantando em Palhoça, não possuem elementos tóxicos em sua composição. Já as lâmpadas de descargas tradicionais têm mercúrio, que é tóxico. Por isso, um descarte incorreto pode gerar sérios prejuízos ao meio ambiente.

Antes de lançar a licitação para Parceria Público-Privada (PPP) para gestão e modernização de seu parque de iluminação pública, Palhoça tinha 26.818 pontos de iluminação com esse sistema antigo. Por isso, durante o processo de substituição dessas lâmpadas, o consórcio QLUZ está seguindo rigorosamente a legislação para descarte correto e sem qualquer dano ambiental. O material é enviado para empresas especializadas e certificadas. Lá, as lâmpadas antigas passam por processo de desmercurização, seguindo para descarte correto e reciclagem.Ao mesmo tempo, o QLUZ está modernizando o sistema de iluminação de Palhoça com o uso de lâmpadas LED, que não contêm elementos tóxicos e são 100% recicláveis. Portanto, ao contratar esse serviço, Palhoça demonstra também preocupação com sustentabilidade.

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio