Saiba a diferença entre lâmpadas LED, fluorescente e incandescente

16.02.22

Saiba a diferença entre lâmpadas LED, fluorescente e incandescente

Entenda por que o LED é a melhor opção tanto para sua casa quanto para iluminação pública.

Quando Thomas Edison demonstrou em público pela primeira vez uma lâmpada elétrica em 1879 na cidade de Nova Iorque, ali ele apresentou uma inovação que mudaria completamente o estilo de vida de toda a humanidade. De lá para cá, a tecnologia avançou muito, e a incandescente foi dando espaço para modelos mais sofisticados, passando pela fluorescente até chegar ao LED, a opção mais vantajosa da atualidade. Mas você sabe qual a diferença entre os três modelos? Continue a leitura deste post, que nós da QLuz explicamos tudo!

Diferença entre os três modelos

Quando falamos em energia elétrica hoje, um alerta acende: precisamos fazer uso racional e eficiente. É o clamor do meio ambiente, estamos aí em meio a luta para conter o aquecimento global.

Desse modo, é importante que cada um faça sua parte no cotidiano. E a escolha de dispositivos que consomem menos energia é uma prática para lá de necessária. Sendo assim, mostraremos a seguir as características dos três tipos de lâmpadas para você saber qual é a mais vantajosa para sua casa, empresa e iluminação pública de sua cidade.

Lâmpadas incandescentes e o problema da baixa eficiência energética

A lâmpada incandescente foi o primeiro tipo a surgir, considerado uma revolução tecnológica no século XVII. Veja, nesse modelo a iluminação artificial é produzida a partir de um filamento de tungstênio, o que gera uma luz considerada agradável. O problema é que quando a corrente elétrica passa por ele, esse material esquenta muito para liberar energia elétrica. Assim, 95% se transforma em calor, e somente 5% em luz. Inclusive, é possível notar o quanto a temperatura esquenta ao se aproximar de uma lâmpada incandescente quanto está acesa.

Por conta da baixa eficiência energética, o modelo deixou de ser fabricado em 2016. Embora tenha sido a lâmpada mais barata entre as três enquanto era comercializada, também pesa sobre ela a desvantagem de ter uma vida útil muito curta, apenas mil horas de duração.

Lâmpadas fluorescente e o impacto ambiental dos metais pesados

As lâmpadas fluorescentes entraram no mercado há algumas décadas, como meio de substituir as incandescentes, devido ao fato de consumir menos energia que a antecessora – mesmo com consumo elevado se comparado ao LED. Esse tipo de luz artificial realmente se trata de uma fonte de luz branca forte de qualidade. No entanto, utiliza gases tóxicos, prejudiciais ao meio ambiente.

E como a lâmpada fluorescente funciona? Bem, esse modelo emite luz pela passagem da corrente elétrica por meio do gás argônio e do vapor de mercúrio, que ficam acondicionados em um tubo selado. Assim, o choque de elétrons com átomos de gás argônio e, sequencialmente, de vapor de mercúrio provoca uma descarga elétrica formada por radiação ultravioleta, que entra em contato com o pó fluorescente, convertendo-se em luz.

Como alertado anteriormente, as lâmpadas fluorescentes são altamente poluentes, já que o mercúrio faz parte da lista de metais pesados, podendo contaminar solos, animais e seres humanos. Por isso, esse modelo não pode ser descartado no lixo comum, ou seja, precisa ser reciclado por empresa especializada.

Apesar de ter vida útil superior às incandescentes, as lâmpadas fluorescentes não têm alta durabilidade, isto é, pode variar entre 3 mil e 10 mil horas.

Lâmpadas LED e sua amplitude de benefícios

As lâmpadas de LED são a tecnologia mais avançada de luz artificial. Desse modo, seus benefícios são incontáveis em comparação aos modelos mais antigos. Isso se deve à sua composição.

O LED (sigla para light emitting diode – diodo emissor de luz) é um diodo semicondutor, formado pela junção de dois pequenos cristais de silício, impregnados com diferentes materiais, que permite a conversão de energia elétrica diretamente em energia luminosa. Como não precisa de filamentos, cerca de 95% da energia se transforma em luz, somente 5% se perde em calor.

Desse modo, a eficiência energética das lâmpadas de LED pode ultrapassar 60% em relação às fluorescentes, e 90% às incandescentes. Assim, a durabilidade da tecnologia LED é imensamente superior às outras, passando facilmente de 25 mil horas. E ainda exige menos manutenção, pois é resistente a impacto.Um aspecto bem importante do LED é a sustentabilidade. Não usa metais pesados na sua composição. Desse modo, é considerado uma tecnologia atóxica, com 98% de seus componentes recicláveis.

Mas os benefícios não param por aí. Entre outras vantagens, listamos: não emitir raios UV, não atrair insetos, bem como possibilitar acendimento imediato. Além disso, conta com variedades de modelos e aplicações, dos spots às luminárias.

Sendo assim, é incontestavelmente que o LED é a melhor opção na hora de escolher um tipo de lâmpada. O único quesito que antigamente era contestado era seu preço, superior ao das antecessoras. Mas ao colocar na ponta do lápis, o custo-benefício é ainda bem mais vantajoso. Sem contar que, com o passar do tempo, a tecnologia foi barateando e deve se tornar ainda mais em conta nos próximos anos.

LED na iluminação pública

Se o LED é a melhor opção para sua casa, imagine para a iluminação pública? Pois bem, são infinitos os benefícios nessa área. Além de todas as vantagens, suportam condições bruscas de tempo e temperatura e exigem menos manutenção, como falamos anteriormente.  Assim, ao escolher essa tecnologia se economiza em materiais, mas também na menor necessidade de mão de obra para manter o sistema em funcionamento.

E claro: a economia na conta de luz é o mais atraente. Pense com a gente a diferença que faz a eficiência energética proporcionada pela modernização do parque de iluminação pública de uma cidade inteira com o LED? Como exemplo, podemos citar o município de Palhoça, onde nós, da QLuz, substituímos mais de 27 mil luminárias de vapor de sódio e de vapor metálico por LED. Não é coisa pouca!

Começamos a troca em novembro de 2020 e concluímos no ano passado. Já percebemos o resultado, inclusive na melhora da qualidade luminosa, que gera maior segurança e conforto à população.Com base nesse conhecimento, nós, da QLuz, não titubeamos em indicar as lâmpadas de LED para qualquer ambiente. Temos muita experiência nisso! Na hora de escolher um modelo, opte pelo LED, você terá muitos benefícios e ainda ajudará o meio ambiente.

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio