O avanço da iluminação com a tecnologia LED

O avanço da iluminação com a tecnologia LED
15.06.22

O avanço da iluminação com a tecnologia LED

Muita gente não sabe, mas o LED é essencial quando falamos em crise hídrica e evitar o racionamento de energia

A má administração do setor energético brasileiro não é novidade, mas sim um problema recorrente que assombra residências, comércios e indústrias. Sendo assim, é o avanço da iluminação com a tecnologia LED que tem ajudado a manter o fantasma do ‘apagão’ mais afastado. 

A utilização deste tipo de lâmpada foi uma das alternativas usadas no combate ao racionamento da energia que o país enfrentou ano passado. Mas não para por aí. Elas também são responsáveis pela diminuição do consumo na iluminação pública, de até 40%, por todo o território nacional. 

Dessa forma, podemos falar em eficiência energética. Ou seja, com o avanço da iluminação com a tecnologia LED, hoje conseguimos fazer mais com menos, mantendo, ou até melhorando, a qualidade da entrega. Sem contar na economia que geram em casas, escritórios e até para os cofres públicos, pois passamos a utilizar uma inovação que consome menos energia.

Prova disso é que as lâmpadas de LED consomem até 90% menos do que as incandescentes, pois utilizam componentes eletrônicos para produzir luz. Sendo assim, de todos os equipamentos domésticos, este é o produto que mais contribui para a economia da energia.

Quem lembra do “apagão” de 2001? 

Este foi o nome dado a uma das mais graves crises energéticas pelas quais o Brasil passou. Pois é, devido à falta de planejamento e investimentos, houve uma sobrecarga no sistema elétrico do país, o que gerou um sério risco de apagão.

Na época, entre as principais medidas adotadas para a contenção da crise estava o racionamento de energia, que incluía estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, e durou de junho de 2001 a março de 2002. 

No plano apresentado pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, estava o corte de um terço das luzes de ruas para conter o consumo.  Sendo assim, praças e fachadas de prédios municipais, estaduais e federais ficaram às escuras. 

O avanço da modernização com a tecnologia LED em Palhoça

Um bom exemplo dos benefícios ocasionados pelo avanço da iluminação com a tecnologia LED vem da modernização do parque de iluminação pública da Palhoça. Desde que a QLuz assumiu este projeto em 2020, por meio de uma parceria público-privada (PPP) com a prefeitura, os resultados são expressivos em qualidade de equipamento, bem-estar para a população e economia. 

Hoje, Palhoça é a primeira cidade do Brasil com 100% de telegestão implantada nas luminárias LED. Os mais de 27 mil pontos de iluminação pública contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Com isso, detectar e resolver falhas torna-se muito mais ágil e eficaz. A eficiência energética do sistema é um dos benefícios, pois é possível programar o acionamento e o desligamento de luminárias, além de regular a intensidade de luz.

Além disso, só os cofres públicos do município têm garantido uma economia média de 62% com os gastos de energia elétrica. Além de manter ruas e praças mais bem iluminadas e seguras. Tudo isso sem contar os benefícios ao meio ambiente, pois as lâmpadas de LED são mais sustentáveis. 

Confira aqui mais detalhes do trabalho realizado pela QLuz!

Como economizar em casa ou nas empresas 

Uma dica que vale tanto para empresas quanto para imóveis residenciais, é fazer uma revisão elétrica total para avaliar o equilíbrio de carga, por exemplo. Principalmente nos imóveis mais antigos. Não é incomum encontrar equipamentos obsoletos, fios finos sem capacidade para suportar a corrente de alguns aparelhos e critérios de distribuição já ultrapassados.

Quem sofre com a sobrecarga são os eletroeletrônicos. Se engana quem pensa que eles são os grandes vilões. Muitas vezes, o problema está justamente no mau uso do equipamento, que pode ocasionar um aumento no consumo de energia, além de ter sua vida útil reduzida. 

Outro ponto que vale a pena ficar de olho é em relação aos equipamentos que ficam ligados na tomada mesmo sem estarem em uso. As pessoas não se dão conta, mas enquanto o plug estiver conectado o consumo ainda está sendo gerado. Dessa forma, deixe televisão, micro-ondas, máquina de lavar, tudo fora da tomada quando estiverem desligados. 

Veja outras dicas no texto “Energia elétrica: 5 atitudes para economizar na conta”, também publicado aqui no blog. Boa leitura! 

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio