Cidades inteligentes e iluminação pública: o caminho para uma vida melhor

Cidades inteligentes
14.11.23

Cidades inteligentes e iluminação pública: o caminho para uma vida melhor

Uma iluminação pública eficiente e conectada ao cidadão abre caminhos para criar cidades inteligentes

Aqui no blog da QLuz já falamos sobre as smart cities (cidades inteligentes), e como elas são importantes para o desenvolvimento humano e tecnológico de uma região. Quando existe um projeto para uma cidade inteligente, a iluminação pública, por exemplo, se torna mais do que lâmpadas que iluminam as ruas: ela se transforma também em uma ferramenta que conecta o cidadão à cidade através de inteligência artificial, reduz custos, promove sustentabilidade e preserva o meio ambiente. 

Aliás, esses são os pilares básicos de um projeto para tornar uma cidade inteligente: desenvolvimento humano que promove crescimento pessoal e profissional dos moradores; incentivo à economia local; boa governança na gestão de recursos, transparência e ética governamental; planejamento urbano, tecnologia e preservação do meio ambiente.

Como funcionam as cidades inteligentes

Cidades inteligentes são planejadas para atender demandas da população, melhorando a qualidade de vida, segurança, mobilidade e economia da região. O que norteia um projeto para uma cidade inteligente é a tecnologia de ponta, que é utilizada de forma inteligente para conectar o cidadão à cidade.

Uma iluminação pública eficiente é um serviço essencial para uma cidade inteligente. Em todos os municípios do mundo, ela é fundamental para iluminar espaços, gerar segurança para motoristas e pedestres e tornar a cidade mais utilizada, independente se é dia ou noite. Nas cidades inteligentes, a iluminação pública utiliza lâmpadas LED de última geração, porque são mais duradouras, eficientes e menos poluentes do que as antigas lâmpadas de vapor metálico.

Além disso, ainda podemos utilizar inteligência artificial nas lampadas LED, sendo possível monitorar em tempo real a eficiência das lâmpadas, e detectar qualquer tipo de problema para que seja resolvido de forma mais ágil pelas equipes técnicas responsáveis.

O objetivo das cidades inteligentes é, também, oferecer melhorias na mobilidade urbana através da Internet das Coisas (IoT). Exemplos não faltam: semáforos conectados recebem dados de sensores e carros, podendo ajustar a cadência e o tempo da luz para responder ao tráfego em tempo real, reduzindo o congestionamento nas estradas. Carros conectados podem se comunicar com parquímetros e plataformas de carregamento de veículos elétricos (EV) e direcionar os motoristas para o local disponível mais próximo. 

E mais: latas de lixo inteligentes enviam dados automaticamente para empresas de gerenciamento de resíduos e agendam a coleta conforme necessário em comparação com um cronograma planejado previamente.

Palhoça está no rol das cidades inteligentes

A QLuz entende a fundo sobre o assunto, pois nosso objetivo com a iluminação pública é transformar espaços e tornar o município de Palhoça uma cidade inteligente. Desde que assumimos a responsabilidade sobre o setor em Palhoça no ano de 2020, colocamos o município no rol das cidades inteligentes, sendo a primeira no Brasil a contar com uma iluminação pública 100% em LED e com telegestão. 

Palhoça conta com mais de 27 mil pontos em LED, que possuem monitoramento remoto do parque em tempo real, permitindo detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz e garantindo um melhor desempenho na eficiência energética. Em nosso projeto de iluminação pública no município, implementamos o Centro de Controle Operacional (CCO), onde são gerenciados todos os alertas de telegestão, além dos chamados realizados pelos outros canais de serviços, como o aplicativo e também o 0800. 

Esse sistema é totalmente automatizado e o chamado vai diretamente para a equipe de campo sem que haja a necessidade de intervenção dos operadores. Além disso, o trabalho de manutenção na iluminação pública de Palhoça também é acionado pelo próprio sistema, que encaminha a equipe diretamente ao local exato da falha. Com isso, diminui a necessidade das rondas e vistorias periódicas realizadas pelas equipes de manutenção, o que gera uma economia de verba com a redução de profissionais nas ruas e maior eficiência energética, um dos pilares das cidades inteligentes.

Novas perspectivas para tornar Palhoça mais inteligente

Em Palhoça, a QLuz já pensa anos à frente. Entre as principais aplicações que poderão ser implementadas na cidade estão as relacionadas às soluções de trânsito e mobilidade urbana, como, por exemplo, a sincronização de semáforos conforme fluxo de carros e indicação de vagas de estacionamento. Além da captura de imagens do movimento de tráfego e de eventuais acidentes. Mas também já há projetos experimentais com sensoriamento de qualidade do ar, clima, poluição sonora e alertas por mensagens de celular sobre catástrofes e enchentes.

Aliando tecnologia, expertise e dedicação para criar cidades inteligentes, é possível que nossa sociedade avance rumo ao futuro, tornando os espaços lugares melhores para vivermos. 

Por

QLuz Palhoça


O trabalho que está sendo desenvolvido pelo QLUZ para a Prefeitura de Palhoça tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população local. Para isso, está ampliando a sensação de segurança nas vias públicas e fomentando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por meio da instalação de um sistema de maior eficiência energética. Não bastasse isso, proporciona redução dos gastos com consumo de energia e gera maior embelezamento da cidade.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio